Ouvimos falar muito sobre a preocupação dos pais que os filhos não se interessem em fazer a lição de casa. Isso geralmente gera um grande conflito entre pais e filhos.
Hoje em dia nossas crianças estão em uma geração diferente da que fomos criados. Para nós a escola era algo muito importante e levávamos isso como uma grande responsabilidade, e éramos punidos se levássemos bilhetes da professora para casa ou alguma nota vermelha.
Para os alunos de hoje o interesse pela escola é mais difícil com tantos outros meios de entretenimento, a escola acaba se tornando algo pacato para eles. A maioria das crianças atualmente são mais agitadas, mais ativas não de forma geral sendo corporalmente, mas sim emocionalmente, algumas não conseguem ficar muito tempo sentada sem que esteja em frente a televisão, cheia de desenhos e movimentos, como pode um professor querer competir com algo “tão legal” como a televisão.
Resistência em realizar
as lições de casa é comum em muitas crianças. Precisamos de uma bagagem extra
de paciência e persistência. Não podemos perder o controle das nossas emoções e
repreender a criança com gritos, palavras e frases do tipo: “Você é um (a) preguiçoso (a) mesmo!”, “Você
não tem jeito, você é burro (a)...” Estas atitudes só irão prejudicar o
relacionamento com a criança e prejudicar seu processo de aprendizagem.
Quando a criança começar
a dizer que não sabe, devemos reforçar justamente o contrário, dizendo: Você
sabe, você é inteligente...
Não fique nervosa (o),
não discuta... Diga: Eu confio em você e sei que você vai fazer. Se
você tiver dúvidas, eu te ajudo, mas sei que você consegue... E
você vai apenas perguntando se ela já fez, vai lembrando que ela precisa fazer,
e que se precisar de ajuda, você está com ela para auxiliá-la. Quando ela fizer
sozinha, mostre o quanto você ficou feliz, faça muitos elogios, dizendo: Está
vendo como você consegue... Muito bem, está ótimo, isso mesmo, eu confio em você... Com
o tempo a criança vai fazendo com gosto porque vai estar mais confiante, vai
sentindo-se capaz... É recomendável usar sempre palavras positivas como, “você consegue”, “você é capaz...”
É importante focar nas coisas
boas, no que a criança faz de bacana e reforçar.
Muitas vezes a criança
pode oferece resistência em realizar as atividades de casa por sentir
necessidade da presença de um adulto ao seu lado, ou seja, ela quer atenção... Pode
ser que ela até saiba, mas faz birra para ver se consegue atenção.
Precisamos estar
atentos a todas essas situações e necessidades da criança para podermos mediar
positivamente o aprendizado e acompanhar de forma produtiva o seu
desenvolvimento intelectual.
O ambiente onde é realizada
a lição de casa é outro fator de suma importância. Televisão ligada, pessoas ao
redor conversando, rádio ligado, horário das refeições, são momentos totalmente
impróprios para essa prática.
A realização das lições de casa deve ocorrer em
um ambiente tranquilo, claro, aconchegante. Uma mesa limpa e materiais
necessários à mão da criança, efetivamente contribuem para o sucesso da
realização das atividades. E é claro, muito amor e paciência para auxiliar no
que for preciso, sem esquecer que quem deverá realizar a lição é a criança e
não o adulto.
Fonte: Psicopedagoga Ione Iracy dos Santos Oliveira
Concordo com a profissional! Nós tanto professores como pais, travamos uma luta diária com nossas crianças no quesito lição de casa. Acredito também que um dos fatores pelo qul a criança não demonstra interesse em realizar suas tarefas de casa refere-se a questão de não ter para quem prestar conta. A falta de tempo dos pais em "cobrar a tarefa", elogiar mediar este momento faz com que o aluno pergunte: " Vou fazer para quem?" Acredito que é importante para a criança saber que tem algu´´emm que se interessa por seus estudos e está ao seu lado. Infelizmente, percebo que hoje em dia as crianças estão cada vez mais sozinhas e a responsabilidade de educar passa a ser unicamente da escola, do professor... Professora Kely Rebello
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